quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Então e os outros?

Acharão estranho não escrever aqui sobre PSD e CDS/PP. Poderão dizer que escrevo demasiado sobre a CDU e menos sobre o PS. Sobre a CDU, é normal que fale mais. É partido do poder há 23 anos e permanecerá por mais 4. Por estas razões o escrutínio é maior. Há mais base de lançamento de críticas e elogios porque a obra, boa ou má, está feita e faz-se ainda. O PS enquanto oposição tem o seu papel e não deixará de ser observada e analisada. O Bloco de Esquerda não está presente no nosso concelho (permitam-me dizer nosso, foram 24 anos de vivência) mas prevejo que ainda terei oportunidade de muito sobre ele falar. Assim cresça e a esquerda com ele.
Sobre os outros partidos, realçando mais uma vez, com a sinceridade necessária, que não sou de direita nem tenho prazer em falar da direita, não me subjugarei ao meu próprio sectarismo. No entanto há coisas desagradáveis que temos de aceitar e a democracia é isso mesmo. Há certos momentos em que, se pudessémos, por eles não passaríamos mas respeite-se a pluralidade e as exigências adjacentes a ser democrático. O PSD apesar da pouco propalada origem, teve fonte no marxismo e não num carneirismo. Apesar disso a minha discordância com quase tudo o que as pessoas afectas ao partido dizem torna-me terrivelmente parcial. A nojo da minha anti-democracia prefiro não me alongar muito sobre certos partidos. A verdade é que o PSD quase não existe em Constância. Sufoca-se de quatro em quatro anos por alguma notoriedade. Não conheço o programa. Li algumas coisas em editais públicos e poucos dos presentes nas listas conheço. Do PSD tenho eu de ouvir todos os dias nesta terra de comboios que passa vida a ver passar os navios.
O CDS/PP fez o que se esperava de um partido como aquele é: intolerante, com laivos de xenofobia, alergia aos pobres e necessitados, narcisista na pessoa do seu líder, viviado em protagonismo. A candidatura do jovem do CDS/PP só pode ser vista como uma enorme afronta a toda a população, uma gozação no mínimo. Há qualquer coisa de desprezo na candidatura. "Estamos cá mas não queremos estar, mas somos giros não somos?". Até puseram um jovem com cara de intelectual de esquerda, tal e qual a ideia feita que se tem de um intelectual de esquerda. Paulo Portas, Nuno Melo e agora, bem perto de nós, Renato Gonçalves. Diga lá menino: Três Tristes Tigres... e depois vão assanhar-se para outro lado!

1 comentário:

  1. Ôi! Este Vento será...

    Levante, Suão, Monção, Siroco, Alísio, Setentrião ou Norte, Nortada, Zéfiro, Rafa ou brisa simplesmente?

    Alerta! As correntes de ar causam resfriados!

    Lá fora está uma noite de água!!!

    fanzie

    Cá o Cidadão já lhe linkou o Vendaval...

    Boas, seja bem-vindo ao blogosférico mundo marado!

    latrek

    ???

    Isto de enviar o comentário não quer entrar... talvez por ser virgem...
    Aqui vai outra tentativa.

    fanzie

    Irra!

    ResponderEliminar